DICAS

Este espaço oferece algumas sugestões que podem ajudá-lo no enfrentamento de sua perda. Não pretendemos esgotar todas as situações que lhe podem ser benéficas e, tampouco, substituir um apoio profissional, seja de um médico ou psicólogo, quando isto for necessário.

Procure um médico e faça um check-up. Uma perda é um evento estressante que provoca um desgaste físico e emocional significativo. Sentir-se bem fisicamente é condição importantíssima para o enfrentamento desta dor. Por outro lado, se você está fisicamente fragilizado terá menos energia e disposição para enfrentar seu luto e sua rotina de vida.

Não tenha receio de buscar ajuda profissional, caso perceba que não está conseguindo enfrentar este processo sozinho ou com o apoio familiar e dos amigos. Você pode estar precisando de um apoio especializado para conseguir lidar com esta nova e dolorosa situação.

Avalie quais são as pessoas ao seu redor com quem você se sente mais à vontade para conversar e expor seus sentimentos e pensamentos relacionados à perda de seu filho. Não tenha receio de solicitar esta pessoa, isto é muito importante para você.

Explique que poder ser ouvido já é suficiente algumas vezes. Ou ainda, que o silêncio, em alguns momentos e, para algumas pessoas, é a melhor forma de ajuda. Identifique o que é mais útil e confortável para você. Explique isto às pessoas que querem te ajudar, pois elas também não sabem o que fazer neste momento.

Tente retomar sua rotina, mas busque, na medida do possível, respeitar seu ritmo, evitando situações ou decisões estressantes para você. Lembre-se que você já está bastante machucado e que poupar-se pode ser fundamental neste momento.

No que se refere à religiosidade, é possível que você “brigue” com Deus por um tempo. Fique tranquilo, pois aos poucos você poderá rever esta questão, seus valores e crenças religiosas que foram sacudidos pela experiência de perda.

Faça aquilo que você pode e aquilo que faz sentido para você.

Fique atento para as situações ou atividades que são prazerosas para você. Fazer algo agradável não faz você esquecer sua dor e a falta da pessoa que você perdeu, mas oferece energia para enfrentar momentos mais difíceis.

Lembre-se que este é um momento que você está enfrentando situações e sentimentos que jamais imaginou suportar, mas que com os seus recursos e com o apoio que está recebendo, você irá desenvolver formas de enfrentar e lidar com esta crise que, em muitos momentos, parece interminável.

Envie sua Sugestão! Ela é muito importante para nós.

info@4estacoes.com

 
 
® 2014 - 4 Estações Instituto de Psicologia - Todos os Direitos Reservados
Rua Dr. Melo Alves, 89 - Conj. 202 - Jardim Paulista
CEP 01417-010 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3891-0852 / 3891-2576