Em abril de 1998, o 4 Estações Instituto de Psicologia inaugurou sua primeira sede, à Al. Lorena, no Jardim Paulista, na capital de São Paulo. Naquela simpática casa de vila, um grupo de psicólogas dava forma a um projeto iniciado em 1996, no Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto, da PUC-SP.

A ideia norteadora do 4 Estações era de ser um espaço para estudar e cuidar, dentro de uma perspectiva de transições, mudanças, formação e rompimento de vínculos, de vida ... enfim! Daí o nome: 4 Estações, pois a vida se faz e refaz ao longo das transformações naturais, como as estações do ano.

De lá para cá, vimos a evolução do 4 Estações como quem vê um filho crescendo: engatinhamos, demos passos ora vacilantes, ora ousados e seguimos firmes no caminho que escolhemos para trilhar. Desde o final de 2013 em nova sede, totalmente pensada e construída para receber nossas atividades, continuamos valorizando o reconhecimento recebido pelo cuidado daquelas pessoas que vivenciam as transformações da vida que, ao mesmo tempo que aprendem com essas experiências, nos ensinam lições de humanidade que não podemos nem queremos esquecer. Também mantemos um lugar de destaque na formação daqueles profissionais que buscam entender e crescer nos caminhos dos processos envolvidos na formação e no rompimento de vínculos afetivos.

Em nossos cursos de formação, cursos breves e palestras, que acontecem tanto em nossa sede como em locais para os quais somos convidadas a trabalhar, desenvolvemos e difundimos conhecimento sobre a teoria do apego, luto, emergências, psico-oncologia, cuidados paliativos e diferentes perdas em diferentes contextos.

Nossos cursos sobre emergência acontecem desde o ano de 2004 e tem trazido profissionais de todo o país, interessados na atuação nesta área de atendimento.

Durante todos estes anos tivemos a oportunidade de trabalhar com profissionais de várias áreas de atuação: psicólogos, médicos, assistentes sociais, religiosos, agentes funerários, aeronautas, educadores, entre outros.

Desde sua inauguração o 4 Estações Instituto de Psicologia esteve presente em eventos científicos em diversos lugares do mundo, apresentando o resultado de seu trabalho para profissionais, pesquisadores, estudantes.

Por outro lado, mais de 3.600 profissionais participaram de nossos eventos científicos, que nos anos de 2006 e 2007 tiveram abrangência internacional, com a vinda para o Brasil em 2006 da diretoria da IWG – International Work Group on Death, Dying and Bereavement. Em 2007, a mesma diretoria e vários membros da organização estiveram reunidos em São Paulo com a coordenação do 4 Estações Instituto de Psicologia para participação na sua reunião mundial.

Desde 1998, milhares de pessoas foram cuidadas por nossa equipe nos mais diferentes settings; seja por meio de clínica social, consultorias, intervenções em emergências, escolas, hospitais e outras instituições.

Além dos atendimentos, realizamos supervisões clínicas regulares e pontuais para profissionais localizados em diferentes partes do país. Estas supervisões são tanto presenciais quanto virtuais.

Em 2011, a partir de nosso interesse em aproximar pais, crianças e jovens de um tema que muitos sentem dificuldade de abordar, a morte, em parceria com o Psicólogo Ilan Brenman tivemos a iniciativa de usar a literatura como um canal de comunicação sobre o tema. Por meio de contos de diversos autores, foi aberto um espaço de escuta e diálogo sobre aquilo de que ninguém quer falar. O tema da morte foi abordado com crianças no livro Meu Filho Pato, no qual seis escritores de renome foram convidados a criar histórias sobre a perda, com ilustração de Rafael Anton, que contou com nossa consultoria. A Companhia das Letrinhas apoiou a proposta e repetiu a parceria em 2012, com a publicação de SILÊNCIO - Doze histórias universais sobre a morte, de Ilan Brenman e Heidi Strecker, com ilustrações de Catarina Bessell. Neste, os contos de tradição popular, além de refletirem os costumes, valores e crenças das civilizações, abordam as grandes questões da humanidade, entre elas a morte.

Em 2015, lançamos dois livros: Intervenção Psicológica em Emergências; Fundamentos da Prática, organizado pela Profa. Dra. Maria Helena Franco e O resgate da Empatia: Suporte psicológico ao luto não reconhecido, organizado pela Dra. Gabriela Casellato na companhia de excelentes autores especializados no tema do luto. Ambas as publicações foram realizadas em parceira com a Editora Summus de São Paulo.

Desde 2009 oferecemos cursos focados em intervenções com base na Teoria do Apego e no ano de 2017 tivemos o orgulho de inaugurar o primeiro Curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego em São Paulo. Estamos muito felizes, porque logo no primeiro mês de lançamento, a turma já estava esgotada! Para este novo desafio contamos com a colaboração das psicólogas Gilda Montoro e Isabela Hispagnol que fazem parte do corpo docente deste curso. Em 2017 inauguramos a Clínica Social focada também nas questões de risco para formação de vínculos ao longo do ciclo vital.

Em 2017 a Equipe do 4 Estações esteve presente acompanhada de várias alunas na 11ª Conferência Internacional de Luto em Lisboa e I Congresso Luso Brasileiro de Luto, apresentando a produção dos alunos e de nossa equipe e estreitando laços com profissionais de vários países.

Em 2017 também concretizamos a parceria com a ONG Pais em luto que oferece atendimento psicológico gratuito para pais que perderam filhos. As psicólogas Gabriela Casellato e Maria Helena Pereira Franco são conselheiras da ONG e oferecem supervisão clínica e treinamento para as equipes de psicólogos e psiquiatras engajados nessa ação voluntária.

O curso de especialização e aprimoramento em Luto do 4 Estações Instituto de Psicologia está em 2018 na sua 15ª turma, o que significa que aproximadamente 300 profissionais realizaram sua formação conosco, a partir de uma experiência constantemente avaliada e aprimorada.

Temos grande satisfação ao constatar que muitos dos alunos aqui formados abriram seus próprios Institutos especializados em luto em várias cidades do Brasil como: Vitória, Natal, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Caxias do Sul, Americana, entre outras. Assim, nossa missão como multiplicadores vai se efetivando e favorecendo o suporte aos enlutados em vários cantos do país.

O 4 Estações tem sido referência na mídia como fonte de informações e mudança de atitude e, por isso, participa, com frequência, de programas em rádio, TV e em jornais de vários estados, em uma ação profilática de Educação para a Morte.

A equipe do 4 Estações contribui continuamente para a produção de conhecimento e para sua disseminação, por meio de livros, capítulos e publicações em periódicos científicos. Você pode ler algumas das publicações de nossa equipe e alunos em Textos e Publicações Online .

E desta forma tão fértil, chegamos em 2018 completando 20 anos de existência! Que alegria para nossa equipe! Temos a satisfação de compartilhar com a comunidade o senso de dever cumprido, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito das intervenções preventivas e de tratamento, mas com a certeza que ainda temos muito a fazer na direção da missão do 4 Estações! Que venham mais 20 anos!

 
Alguns de nossos clientes
  Banco Mundial   Hospital Israelita Albert Einstein
  Banco Real / Santander
  Hotchief
  BHS Helicópteros
  Johnson & Johnson
  Blue Tree
  Laboratório Farmacêutico Schering (atual Schering Plough)
  BW Offshore
  Leroy Merlin
  Cardiff
  Masisa do Brasil
  Colégio São Domingos
  Memorial Parque das Cerejeiras
  Consórcio Linha Amarela São Paulo, SP
  Ocean Air
  Construtora Andrade Gutierrez
  Petrobras
  Construtora OAS
  Secretaria de Educação do Município de Guarulhos
  Escola Carlitos
  Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
  Escola da Vila
  Senac São Paulo
  Escola de Idiomas Global Me
  Senior Taxi Aéreo
  Furnas Centrais Elétricas
  Shering
  GOL/VARIG Linhas Aéreas
  Sincep
  Grupo Vida Barueri
  Sorrident’s
  HBS do Brasil
  TAM Linhas Aéreas
  Helipark Taxi Aéreo e Manutenção
  UNIBANCO
  Hospital de Santo André
  Unimed Londrina
 
 
 
Homenagem

A Associação das Famílias das Vítimas do Vôo JJ3054 da TAM (AFAVITAM), prestou uma homenagem ao Grupo IPE, Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências do 4 Estações, no último dia 20 de julho, na Sala São Paulo, na capital paulista, pelos serviços prestados a essas famílias desde o dia 17/7/2007, data em que ocorreu o maior desastre aéreo da história do país.

O IPE é pioneiro neste campo de atuação no Brasil, sua experiência tem sido apresentada e compartilhada com profissionais de diversas áreas, dentro e fora do país.

 
8ª Conferência Internacional Sobre Pesar e Luto na Sociedade Contemporânea
Brasil marcou presença neste encontro, realizado de 15 a 18 de Julho, em Melbourne, Austrália, por meio da conferência “Experiência de suporte e intervenção junto a enlutados por desastres no Brasil”, de autoria das psicólogas Dra. Maria Helena Pereira Franco (PUC-SP e 4 Estações Instituto de Psicologia) e Dra. Sandra Borges dos Santos (Universidade Bandeirante). Foram quatro dias de intensas atividades (mesas redondas, apresentações orais, exibição de pôsteres), com a participação de renomados conferencistas como: Margaret Strobe (Universidade de Utrecht, Holanda), Beverly Raphael (Universidade de Queensland, Austrália) George Bonanno (Universidade Colúmbia, Estados Unidos), Robert Neumeyer (Universidade de Memphis, Estados Unidos), Holly Prigerson (Universidade de Harvard e Dana Farber Câncer Institute, Estados Unidos), Grace Christ (Universidade de Colúmbia, Estados Unidos), Mario Mikulincer (Interdisciplinary Center, Israel). Participou também deste evento a professora Regina Bousso, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
 
V Jornada Paulista Sobre o Luto e II Encontro Internacional Sobre o Luto e Cuidados Paliativos
Clique aqui para ver todas as fotos e ler os resumos apresentados no evento realizado pelo 4 Estações Instituto de Psicologia em Junho de 2007.
 
 
® 2014 - 4 Estações Instituto de Psicologia - Todos os Direitos Reservados
Rua Dr. Melo Alves, 89 - Conj. 202 - Jardim Paulista
CEP 01417-010 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3891-0852 / 3891-2576