Nossa missão envolve apoiar as organizações e comunidades atingidas por emergências e desastres, na sua capacidade de responder com prontidão e eficiência a essas situações. O 4 Estações Instituto de Psicologia baseia seu trabalho em estudos cientificamente fundamentados, eticamente delineados, dentro dos preceitos da boa prática da Psicologia, para oferecer suporte de recuperação e atender as necessidades psicológicas decorrentes, para as vítimas de maneira geral, seja população, sejam familiares de vítimas fatais ou colaboradores. É esta a postura que norteia as ações do Grupo IPE, que tem condição de atender essas situações, coordenando e mobilizando recursos humanos apropriados para a fase aguda e além.

O Grupo IPE – Intervenções Psicológicas em Emergências é parte integrante do 4 Estações Instituto de Psicologia e foi estabelecido em 2001 com o propósito de oferecer cuidados psicológicos especializados a pessoas e comunidades vítimas de desastres, acidentes e incidentes críticos geradores de stress, trauma e/ou luto.

A Dra. Maria Helena Pereira Franco, coordenadora do IPE, tem doutorado em Psicologia Clinica pela PUC-SP com o tema do luto. O título de sua tese de doutorado é ‘O luto como uma crise familiar: uma abordagem terapêutica e preventiva’ e representa iniciativa pioneira para trazer luz às necessidades de familiares enlutados, quanto ao trabalho psicológico de que necessitam. Desde então destacou-se por seu pioneirismo com relação à implantação e intervenções especializadas em situações de luto na comunidade. Dentre elas, participou ativamente de atendimentos psicológicos em resposta a dois acidentes, em junho e em outubro de 1996. Na ocasião, tais intervenções foram realizadas com suas alunas Gabriela Casellato, Luciana Mazorra e Valeria Tinoco, membros do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUC-SP, com as quais, então já graduadas, idealizou e fundou em 1998 o 4 Estações Instituto de Psicologia. para oferecer educação e apoiar resposta multiprofissional a acidentes e seus sobreviventes, sob o enfoque do luto e trauma, sejam eles vitimas diretas ou indiretas.

Especificamente para trabalhar com Intervenções Psicológicas em Emergências, Dra. Maria Helena Pereira Franco foi treinada nos Estados Unidos, pela NOVA – National Organization for Victims Assistance e pelo National Transportation Safety Board – NTSB. É membro da diretoria da National Air Disaster Alliance – NADA e representante para América do Sul da Response Works, que responde a acidentes ocorridos com empresas aéreas como British Airways e Lufthansa. Por meio desta representação da Response Works, Dra. Maria Helena Pereira Franco participa com regularidade de treinamentos table top com colaboradores dessas empresas, treinamentos realizados no idioma Inglês e que congregam colaboradores da América Latina, não apenas do Brasil.

Estas experiências mostraram a importância da atuação do psicólogo em situações de emergência e motivaram Dra. Maria Helena na idealização do IPE em 2001 que, com o suporte de suas parceiras do 4 Estações, convidou colaboradores e formou o primeiro grupo de psicólogos no Brasil aptos a intervir em emergências, grupo hoje carinhosamente apelidado de “veteranos”.

Desenvolvendo mais e mais conhecimento técnico e prático, a equipe do 4 Estações participou ativamente da elaboração e adaptação para a realidade brasileira do Plano de Assistência a Vítimas de Acidentes Aéreos da GOL Linhas Aéreas, no período de 2003 a 2007. Diversos treinamentos, palestras, projetos de resposta pontual foram realizados por esta equipe que, sempre que necessário, contou com a expertise dos membros do IPE, que, de forma gradual, se posicionou como um Núcleo de Atuação do 4 Estações, com o intuito de profissionalizar cada vez mais o serviço prestado.


O que é ser membro do Grupo IPE - Intervenções Psicológicas em Emergências:

Os membros do IPE estão disponíveis para contato e acionamento 24 horas, 7 dias da semana. Participam de reunião mensal de treinamento, que abordam temas pertinentes à reflexão e avaliação sobre sua prática. Preparam e apresentam seminários sobre esses temas, discutem e avaliam sua atuação, preservando sua saúde e de seus colegas.

Para ser um membro do IPE, é necessário cursar os dois módulos do curso sobre Psicologia das Emergências oferecido pelo 4 Estações, com excelente aproveitamento, ser selecionado e receber o treinamento especifico realizado pelos pares, seus colegas de IPE.

O IPE conta hoje com 35 membros e é amplamente reconhecido nacional e internacionalmente como o grupo brasileiro que desenvolveu protocolo próprio de ação e reúne experiência avaliada e reformulada no atendimento a emergências, situações criticas e desastres. Como gerador de conhecimento, seus membros tiveram oportunidade de apresentar e discutir a experiência em muitos eventos no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Belém, Porto Alegre, Brasília, e no exterior, como em Buenos Aires, Hong Kong, Melbourne, Londres.

Nossa atuação nos levou a lidar com situações criticas – tanto para educação, treinamento e intervenção - no Brasil, no Distrito Federal e em praticamente todos os Estados, além de países da America do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e também na África.


Alguns de nossos clientes:

  Banco Mundial   Johnson & Johnson
  Banco Real / Santander
  Laboratório Farmacêutico Schering (atual Schering Plough)
  BHS Helicópteros
  Leroy Merlin
  Blue Tree
  Masisa do Brasil
  BW Offshore
  Ocean Air
  Colégio São Domingos
  Petrobras
  Consórcio Linha Amarela São Paulo, SP
  Secretaria de Educação do Município de Guarulhos
  Construtora Andrade Gutierrez
  Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
  Construtora OAS
  Senac São Paulo
  Escola Carlitos
  Senior Taxi Aéreo
  Escola da Vila
  Shering
  Escola de Idiomas Global Me
  Sincep
  Furnas Centrais Elétricas
  Sorrident’s
  GOL/VARIG Linhas Aéreas
  TAM Linhas Aéreas
  HBS do Brasil
  UNIBANCO
  Helipark Taxi Aéreo e Manutenção
  Unimed Londrina
  Hotchief  


Nossos parceiros:

       Cruz Vermelha Brasileira (São Paulo)
       Defesa Civil do Estado de São Paulo
 
 
 
® 2014 - 4 Estações Instituto de Psicologia - Todos os Direitos Reservados
Rua Dr. Melo Alves, 89 - Conj. 202 - Jardim Paulista
CEP 01417-010 - São Paulo - SP - Tel. (11) 3891-0852 / 3891-2576